quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Segundo semestre promete ter retomada nos investimentos em TI

Que a crise afetou tudo e todos, todo mundo sabe. Começou com previsões tão catastróficas que o apocalipse virou criança perto dela. Pois bem. Depois que o pior da crise já tenha passado (pelo menos é o que a maioria dos especialistas dizem), os projetos de TI engavetados finalmente poderão ver a luz do dia.

Segundo Mauro Peres, presidente do IDC Brasil, nesse segundo semestre será feito gastos maiores com TI. Isso acontecerá em função das empresas terem apertado os orçamento da área de TI, que por sua vez teve que selecionar a dedo os projetos mais urgentes que, vamos dizer assim, "escaparia" da faca. Contudo, será uma retomada de gastos lenta, de contenção, de muita negociação e avaliação dos projetos de grande porte.

As empresas estão renegociando contratos e reavaliando a sua estrutura. O McDonalds, segundo a revista, revisou os seus contratos na área de telecomunicações, para reduzir a conta de voz, abriu novas negociações para redução de custos e concentrou serviços em outros fornecedores. A empresa já utiliza VoIP (voz sobre IP) e agora está renegociando tarifas e planos. Outro exemplo mencionado na revista são as Lojas Marisa. Segundo Mendel Szlejf, CIO da rede de lojas, em momentos de crise ou não, sempre está se olhando os custos. "Vivemos focados em custos. Todos os meses fazemos revisão, sem um segundo de trégua”, diz. “A mensagem para a Marisa é clara, em tempos de crise e de não crise, olhe custo".

Bom, o que parece é que as companhias estão começando a assimilar o final da crise e estão dispostas aumentar os gastos de TI, mesmo que de forma contida. Isso é até previsível, uma vez que mesmo quando a crise chegar ao fim, ela deixou um rastro de destruição por onde passou, que levará um tempo até ser consertado.

Vale a pena perder um naco de seu tempo lendo a matéria completa, no link logo abaixo.


FONTE: TI Inside

Nenhum comentário:

Postar um comentário