segunda-feira, 21 de setembro de 2009

[Off-Topic: Livros] - Deu no New York Times

Bom, como primeiro post de indicação de livros, começo pelo livro Deu no New York Times, do Larry Rohter.

A primeira vez que tive contato com esse livro foi ano passado. Estava numa loja da Siciliano em João Pessoa e ele tava exposto em uma daquelas pilhas de livros que ficam em destaque na loja. Peguei e dei uma rápida lida de 10 minutos. Achei muito interessante. Não comprei porque já tava lendo outro livro.

Mas, quando foi no inicio desse ano, comprei.




O livro tem uma linguagem bem direta e de uma leitura interessante. Larry Rohter aborda assuntos como sociedade e política, mostrando matérias que foram publicadas sobre o Brasil por ele no jornal mais influente do mundo. Também traça vários comentários acerca das experiências que ele teve como um estrangeiro tentando entender e se integrar na sociedade brasileira.

O mais interessante do livro são os comentários do autor. Ele lança sua visão, na ótica de um correspondente estrangeiro, assuntos que nós, brasileiros, fazemos questão de não enxergar ou de não dar a devida importância. Como exemplo, só para ficar em ciência e tecnologia,  ele cita a Fapesp, que conquistou um lugar de destaque na genômica, quando em 2001 conseguiu fazer o sequenciamento genético de uma bactéria que ataca as laranjas. Isso teve uma boa cobertura da mídia internacional, mas quase não teve relevância para os meios de comunicação aqui do Brasil. Isso sem falar das pesquisas da Embrapa...

Leitura altamente recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário