terça-feira, 7 de julho de 2009

Pesquisa mostra resultados do uso dos frameworks de Governança de TI

Empresas que efetivamente governam suas TI alcançam as metas de negócio mais frequentemente, aponta um novo estudo feito com 538 organizações ao redor do mundo.

Encomendado pela ISACA e conduzido pela IT Alignment e pelo Governance Research Institute, o estudo examinou os resultados de negócio da implementação dos frameworks CobiT e Val IT.

Os resultados desse estudo está publicada no Building the Business Case for CobiT and Val IT: Executive Briefing, disponível no site da Isaca: www.isaca.org/downloads.

"O estudo revela uma forte relação entre a implementação dos processos do CobiT e do Val IT e o alcance das metas de TI - e uma forte relação entre a conquista das metas de TI e das metas de negócio", disse Wim Van Grembergen, co-autor do relatório e professor da University os Antwerp e University of Antwerp Management School.

A pesquisa também identificou quais processos do CobiT são os mais frequentementes implementados. A maioria está dentro do domínio DS (Delivery and Support), conforme mostra os 5 mais implementados:

1. Gerenciar o ambiente físico (DS12)
2. Gerenciar central de serviços e incidentes (DS8)
3. Adquirir e manter infra-estrutura tecnológica (AI3)
4. Garantir a segurança dos sistemas (DS5)
5. Assegurar conformidade com requisitos externos (ME3)

Segundo Steven De Haes, que também é co-autor do estudo, os resultados mostram que as empresas ainda estão mais focadas nos problemas operacionais (implementação, entrega e suporte) do que com os problemas de planejamento e monitoração.


FONTE: Security Watch UK

Nenhum comentário:

Postar um comentário