quarta-feira, 19 de agosto de 2009

De acordo com pesquisa, 2/3 das empresas deixam de medir o valor da TI

Pesquisa realizada pela ISACA em nove países com pouco mais de 1200 empresas constatou que as empresas acreditam estar concretizando valor a seus investimentos de TI. Contudo, elas não tem certeza, uma vez que menos da metade compreende o valor por toda a empresa e dois terços deixam de medi-lo na íntegra. Ainda segundo a pesquisa, metade dos participantes acreditam que conseguem extrair de seus investimentos de TI entre 50% e 74% do valor esperado.

De acordo com Robert Stroud, vice-presidente internacional da ISACA, metade dos participantes disse que mediram o valor real até certo ponto e, um em cada dez deles não fizeram nenhuma medição, o que não é uma boa notícia.

Comentando os resultados da pesquisa, John Thorp, presidente da equipe de desenvolvimento de valor em TI (Val IT) da ISACA, disse que, apesar de a maioria das empresas ter a percepção de concretizar o valor da TI, poucas entre elas têm uma compreensão real do significado desse valor e um número ainda menor mede-o efetivamente, o que faz chegar a seguinte pergunta: as organizações se baseiam em que para definir onde serão gastos os recursos disponíveis?

Thorp também menciona que as empresas que não medem o valor integralmente são incapazes de identificar quais gastos foram bem sucedidos e quais não foram e que devem ser cortados, fazendo com que a empresa perca oportunidade de novos negócios. Por fim, ele diz que sem a adoção de práticas de gestão elas não conseguiram extrair o real valor de seus investimentos.

No estudo, 15% dos participantes disseram que o papel de garantir ótimos retornos para os públicos de interesse foi administrado pela diretoria; 11% afirmaram o diretor executivo tratou dessas questões; e apenas 9% disseram que a tarefa ficou a cargo do diretor financeiro. Do total, 8% admitiram que ninguém foi o responsável por isso na empresa.


FONTE: BusinessWired.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário