quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O valor de tecnologia para os negócios

Muito se fala sobre alinhar a TI com os negócios. Praticamente em todos as fontes que leio e que vejo algum CIO (Chief Information Officers) falando, seja por artigo ou por entrevista, que é necessário conectar a TI as estratégias de negócio da organização. Daí eu hoje estava lendo uma matéria no site da ComputerWorld, e mais uma vez aparece a mesma situação, só que dessa vez falando sobre as métricas utilizadas pela equipe de TI.

De acordo com a matéria, assinada por Rodrigo Caetano, e que cita Ione Coco, vice-presidente de pesquisas para América Latina da Gartner, a gestão de TI utiliza métricas que não mostra o valor que a TI gera para os negócios, sendo esse um problema antigo e que deve permanecer por alguns anos. "O gestor de tecnologia deve sempre procurar perguntar aos líderes de negócios quais são as demandas dos clientes", afirma Ione.

Ainda segundo a matéria, os executivos de negócios tem dificuldade de entender o valor da TI em função da demora dos resultados. Se a área de TI não consegue dizer claramente o que foi agregado a companhia, fica mais dificil convencer o alto escalao da organização a investir mais dinheiro no setor de TI. Como mudar isso? Conhecendo melhor a empresa e saber o que ela espera da TI. Contudo, isso varia muito.

Ione fala que o setor de autopeças, por exemplo, espera que a TI aumente sua eficiência operacional. Já um banco espera uma posição mais estratégica da TI, na transformação dos negócios. A partir disso é que o gestor vai em busca das demandas das áreas de negócio, entrando nesse momento a comunicação do setor de TI com os demais departamentos da empresa. Dessa forma, a TI será capaz de identificar as métricas corretas. "Custo não é valor. Há uma grande distância entre implementar um sistema e ter retorno com ele", diz Ione.

Por último, ela sugere que na hora de apresentar as conquistas, esqueça completamente da linguagem técnica e incorpore a linguagem de negócios. Uma coisa tão óbvia, mas que praticamente todo mundo faz questão de ignorar. Imaginem: se já é chato você escutar um amigo seu, que é versado em um determinado assunto, falando termos e mais termos técnicos que você não entende bulufas, imaginem só como estará o cara que está avaliando se vai ou não liberar dinheiro para o setor, só escutando termos técnicos que ele não entende nada. Animador nao?


FONTE: ComputerWorld Brasil


listening: Octagem and M.I.D.O.R - Metropolitan (original mix)

Nenhum comentário:

Postar um comentário