sexta-feira, 14 de agosto de 2009

As 7 perguntas que garantem o sucesso da estratégia de TI

Matéria que foi publicada hoje no site CIO fala sobre algumas perguntas que devem ser feitas a fim de ter sucesso com a estratégia de TI planejada pela organização. Atenção ao planejamento (se atende à toda organização) e à disponibilidade de recursos são fundamentais para o correto gerenciamento do mesmo. Dessa forma, é sugerido fazer essas perguntas antes de criar uma estratégia da área de TI:

1 - A estratégia de TI é muito genérica?

O departamento de TI quase nunca atendem a uma única necessidade, sendo sempre bem abrangente. Porém, apesar de ser abrangente, deve atentar também para as particularidades de cada área da organização. Em função disso, o gestor de TI deve observar melhor as necessidades de cada departamento da organização, de forma que seja elaborado uma estratégia que cubra da melhor forma possível toda a empresa e também as necessidades específicas de cada departamento.

2 - A estratégia está direcionada ao mercado?

Para responder a essa pergunta, o CIO deve sair de seu ambiente e ir em busca de informações que ajude a formular uma estratégia de TI bem sucedida, que podem ser obtidas através dos próprios executivos e também com as pessoas do setor. Através dessa ação o CIO irá entender melhor as demandas e oferecer soluções que realmente irá fazer diferença.

3 - A estratégia será claramente comunicada?

Aqui a matéria diz que os planos de TI são entendidos pelos executivos, porém quando começa sua implementação essa comunicação invariavelmente é quebrada. É sugerido a elaboração de um documento detalhado do plano de TI, com o objetivo de habilitar qualquer pessoa da organização a entender e discutir sempre que necessário.

4 - A estratégia é realista?

O CIO deve estar atento que, para o plano de TI correr conforme o planejado, deve haver a disponibilidade de recursos financeiros, técnicos e tecnológicos. Por isso, deve ser levado em consideração todos esses pontos, com o risco do plano não ir pra frente caso seja negligenciado algum desses pontos.

5 - A estratégia pode melhorar o dia a dia da organização?

O plano de TI deve atender as necessidades operacionais e os objetivos de negócio da organização. Caso isso não esteja acontecendo, significa que está havendo desperdício de recursos financeiros, de tecnologia, de pessoal...que significa que a estratégia deve ser revista.

6 - A estratégia tem suporte adequado, em termos de sistemas?

Na maior parte dos projetos que envolvem mudanças, a falha está atrelada a problemas com as pessoas envolvidas. Gestor de TI e equipe trabalhando em linha e dentro do escopo é crucial para o sucesso do plano.

7 - A estratégia está adaptada às mudanças no ambiente de negócio?

Aqui o planejamento tem que ser dinâmico, a fim de refletir os novos desafios da organização.


FONTE: CIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário