segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Profissionais de TI tem que pensar como CFOs

O que fazer para ter projetos de TI aprovados? Segundo Clay Richardson, analista da consultoria Forrester Research, o profissional de TI tem que pensar como CFO (Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro, em português). Na opinião de Richardson, um dos pontos importantes é ter uma visão voltada ao corte de desperdícios. “Para isso, basta que sejam implementadas metodologias e ferramentas capazes de promover economia de custos para as empresas”, diz.

Na matéria menciona que de acordo com uma pesquisa feita pela Forrest em 2008, o BPM (Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio, em português) lidera a lista de projetos adotados pelas áreas de TI, com 75%, seguido de computação em nuvem, com 50%. Com o BPM, usado de forma acertada, é possível combinar ítens importantes, tais como governança de TI, monitoramento de atividades de negócios, integração de aplicativos e arquitetura, gerenciamento de fluxo de trabalho e técnicas de modelagem de processos.

Finalizando, Richardson fala de necessidade de que os projetos de BPM serem liderados por profissionais oriundos da área de tecnologia. “A grande maioria tem apenas perfil de negócios, mas acho essencial que o analista de processos tenha as duas orientações, negócios e TI”, afirma.


FONTE: ComputerWorld Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário