segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Apenas 38% das empresas brasileiras têm governança de TI

Estudo feito pelo MIT mostra que apenas 38% das empresas brasileiras possuem projetos estruturados de governança de TI. De acordo com Peter Weill, pesquisados do MIT e autor do livro Governança de TI, os números confirmam a falta de maturidade das companhias brasileiras em relação à gestão do desempenho dos departamentos de TI.



Ele destaca ainda que a chave para elaborar um projeto eficaz de governança de TI é "fazer tudo do modo mais simples possível". Para tanto, Weill aponta quais são os quatro passos fundamentais que devem ser seguidos no processo de desenvolvimento das políticas:





1. Buscar o alinhamento com as áreas de negócios: de acordo com o especialista, antes de iniciar a elaboração do projeto de governança, os CIOs precisam conhecer profundamente a estratégia dos demais departamentos da organização. . "Só assim saberão como estipular objetivos que realmente tragam resultados para o negócio", diz ele.

2. Mapear projetos e serviços de TI: os CIOs devem mapear formalmente todos seus ativos e, principalmente, identificar redundâncias e aquilo que pode ser eliminado. "Dessa forma, reduzindo custos, ganharão a confiança dos gestores das demais áreas e mostrarão que não são apenas um centro de custos da companhia", explica Weill.



3. Estebelecer prioridades: depois de eliminar o que é dispensável, os gestores de TI devem priorizar os projetos e serviços do departamento de acordo com a estratégia do negócio e buscando, sempre, a valorização da companhia perante o cliente final.


4. Acompanhar resultados: o CIOs devem avaliar as políticas de governança trimestralmente para, então, estipular metas mais factíveis à equipe e identificar fatores que atrapalham o desempenho na área, bem como a tomada de decisão por parte das lideranças.


Acho que isso mostra que tem um imenso mercado para quem tiver afim de cair de cabeça na área de governança de TI.




FONTE: CIO Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário