sábado, 4 de julho de 2009

A Governança de TI nas empresas brasileiras

Essa pesquisa foi divulgada ano passado, provavelmente com os dados referentes a 2007. Contudo, não deixa de mostrar um panorama sobre o uso da governança de TI e de suas melhores práticas nas empresas brasileiras.

Um estudo realizado pelo itSMF Brasil com 200 grandes empresas brasileiras aponta que 85% delas investem em governança de TI. Isso mostra um aumento considerável em comparação com o primeiro levantamento feito pelo grupo 3 anos atrás, quando esse índice era de 18%.

Outro destaque é o fato de 33% dessas empresas já terem adotado o ITIL (biblioteca para infra-estrutura de TI) em suas operações. Além do ITIL, temos o CobiT (16%), Balanced Scorecard (11%), CMM e PMI (6% cada). Além disso, a compra de serviços de treinamento foi apontada por 84% dos respondentes como o caminho mais procurado pelas organizações interessadas em aderir às melhores práticas. 44% da amostragem total informou participar de eventos e seminários sobre o assunto. Livros e sites são as fontes procuradas por 30% dos entrevistados.

Entre as dificuldades para a adoção das melhores práticas apontadas pelas empresas estudadas estão:

-> adaptação e personalização dos modelos de governança de TI às necessidades específicas da empresa (20%);
-> dificuldade em definir as interfaces para a integração dos processos (15%);
-> dificuldade em ter acesso a materiais e literatura em português sobre as disciplinas de governança de TI (14%);

Esse estudo foi realizado com CIOs, diretores e gerentes de TI das empresas que participaram da quinta edição do itSMF Brasil Conference, sendo essas empresas orgãos públicos, grandes indústrias, empresas da área de telecomunicações, bancos e seguradoras.

Segundo Geraldo Coen, presidente do itSMF Brasil, a pesquisa mostra que o mercado brasileiro reconhece a necessidade de investir em disciplinas de governança de TI e, dentro deste universo, adota uma visão multidisciplinar, com a convivência, dentro de uma mesma companhia, de diversos frameworks das melhores práticas.


FONTE: Abramti


listening: Alex Morph - Walk The Edge (Alex Morph B2b Woody Van Eyden Vocal Mix)

Nenhum comentário:

Postar um comentário