domingo, 5 de julho de 2009

A TI alinhada ao negócio

Eu estava aqui lendo a edição de junho da revista Information Week e uma matéria em particular me chamou atenção. Quem assina a matéria é Antonio Carlos Pereira, gerente de tecnologia da informação da Oxiteno, do grupo Ultra, que atua na área de hidrocarbonetos.

A matéria começa falando que entre os executivos muito se fala sobre alinhar a TI com os negócios. Mas como fazer isso acontecer? "O negócio precisa querer", diz. E isso implica também em mudança de comportamento e atitude da área de TI, tanto internamente como em suas relações de trabalho na empresa. Antonio mostra um quadro que traça as alterações entre o modelo convencional, chamado de "área de sistemas" e o novo modelo, descrito como "área de TI".



Ele fala que nas empresas as quais a TI não está no core business (na parte central do negócio), o padrão seguido é o da tradicional "Área de Sistemas", que tem atuação reativa, e por consequencia, sua agenda é recheada de problemas, sendo a maioria ligada a aspectos operacionais.

Para ser proativa, segundo Antonio, uma área de TI precisa participar do negócio, estando lá quando nascer uma idéia, como também antes de nascer o problema, o qual permite antecipar-se a maioria das causas quem fazem os projetos atrasarem.

Por fim, ele fala que se é desejo da organização utilizar o potencial da tecnologia da informação para fazer diferença nos negócios, é preciso mudar do formato convencional (área de sistemas) para um modelo de transformação (área de TI), deixando de usa-la como "muleta" para usa-la como "alavanca", lembrando sempre que precisa ter o empenho dos dois lados: o da equipe de TI e da empresa.

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